Comprar imóveis com segurança: confira algumas dicas!

19 mar 2020

Comprar imóveis com segurança: confira algumas dicas!

Para muita gente, a compra da casa própria é o maior investimento que se faz na vida. Afinal, essa aquisição traz estabilidade financeira e representa uma grande conquista pessoal e social. Vai dizer que você não sente um alívio só de pensar que terá um bem em seu nome, valorizando seu patrimônio? No entanto, por ser uma transação que envolve alta soma de dinheiro, todo cuidado é pouco para comprar imóvel com segurança.

Não basta encontrar uma propriedade bem acabada, com boa localização e a preço justo. É claro que esses aspectos importam, mas é preciso ir além e observar uma série de fatores que poderiam comprometer a negociação, como os documentos do imóvel e a reputação dos vendedores.

Pensando nisso, preparamos este post com as principais dicas para fazer um bom negócio. Nele, explicamos os principais riscos envolvidos na transação e apontamos as vantagens de contar com uma assessoria especializada para fazer uma compra confiável. Continue a leitura e planeje seu investimento!

Quais são os riscos de fazer a negociação sozinho?

Se você está pensando em financiar um imóvel e acha que basta ir direto ao banco para realizar a operação, está muito enganado. Explicamos: nem sempre o banco em que você tem conta oferece as melhores condições de financiamento, sem falar que, na maioria das vezes, o atendimento é lento e burocrático.

Além disso, em negociações diretamente com o proprietário, é difícil saber a reputação do vendedor e comprovar a situação legal do imóvel. Mesmo que você esteja comprando um apartamento na planta, é importante estar bem assessorado para não ter surpresas desagradáveis durante a transação, como cobranças extras e taxas abusivas.

Qual o papel dos profissionais da área?

Contar com uma consultoria financeira para orientar todas as etapas da compra garante uma aquisição segura, ágil e livre de burocracias. Profissionais que prestam esse tipo de serviço conhecem a fundo o mercado imobiliário, de modo que conseguem encontrar as condições de compra ideais para o perfil de cada cliente, considerando-se as menores taxas de juros e os melhores prazos de financiamento.

Como se trata de um investimento alto, é preciso estar muito atento para não comprometer seu orçamento e ficar com o saldo no vermelho depois, ok? Nesse sentido, ter ao seu lado um consultor especializado é de grande utilidade para que tudo ocorra da maneira mais tranquila possível, sem estresse ou dor de cabeça. Em seguida, listamos as vantagens desse tipo de assessoria.

Menos burocracia

Uma empresa de assessoria financeira está acostumada a lidar com processos de compra e venda de imóvel, o que torna a transação muito mais ágil e transparente. Esses profissionais são altamente capacitados para lidar com todos os perfis de cliente, sabendo como encontrar condições de compra realmente compatíveis com as expectativas do público.

Melhores condições

Além de poupar os compradores de qualquer risco durante a aquisição, os assessores financeiros se responsabilizam pela análise das condições oferecidas por diferentes instituições até encontrar o melhor negócio para seu cliente.

A definição das menores taxas de juros, os prazos do financiamento imobiliário, a documentação necessária para a análise de crédito etc., tudo isso ficará a cargo do assessor, poupando seu tempo e otimizando a negociação.

Mais segurança

Transparência e segurança são palavras de ordem para um assessor financeiro. Esse profissional tem o conhecimento técnico e jurídico necessário para gerir a transação, intermediando a compra de maneira clara e direta, esclarecendo todas as dúvidas do comprador. Isso evita aquela sensação de estar sendo “enrolado” e traz muito mais confiança para o negócio.

Atendimento de primeira

A qualidade do atendimento é impecável. Desde o primeiro contato até a entrega das chaves, as empresas que prestam assessoria imobiliária oferecem atendimento personalizado e voltado para as reais necessidades do cliente.

Os profissionais fazem uma entrevista completa com o comprador para entender o que ele espera do negócio e quais são as condições mais favoráveis, contribuindo para uma transação justa e legítima.

Quais os cuidados que o comprador deve tomar?

Vamos agora aos cuidados básicos para fazer uma compra idônea e livre de riscos.

Confira os documentos do imóvel

Antes de fazer negociação, é preciso verificar a matrícula do imóvel para ter certeza de que o vendedor realmente é o proprietário da habitação, comprovando que ela se encontra livre de pendências. Caso contrário, você terá muita dor de cabeça para regularizar a propriedade depois da compra.

Solicite as certidões dos vendedores

Infelizmente, existem pessoas de má-fé que utilizam a venda de imóveis para esconder bens da justiça. Nesse caso, a venda se torna fraudulenta e pode gerar prejuízos enormes à pessoa que comprou o imóvel com a melhor das intenções.

Portanto, solicite as certidões negativas do vendedor para comprovar que ele não tem débitos que estejam garantidos pela propriedade em questão.

Verifique os débitos do imóvel

É importantíssimo verificar se existem débitos deixados pelo antigo proprietário do imóvel, como IPTU e taxas condominiais. Esse tipo de dívida recai sobre o bem e o acompanha, independentemente de quem tiver a posse atual. Isso significa que, se não forem quitadas, o próprio imóvel é tido como garantia, podendo até mesmo ir a leilão.

Caso a propriedade do seu interesse tenha algum débito, procure negociar a dívida com o vendedor abatendo essa quantia do preço total da habitação. Essa é a maneira mais prática de resolver a pendência sem precisar abrir mão do bem.

Registrar a escritura em cartório

Para ter a posse legal do imóvel, o comprador precisa registrar a escritura em um cartório de registro de imóveis. Apesar de exaustivos, esses trâmites são fundamentais para garantir a idoneidade do negócio. Nesse sentido, reforçamos as vantagens de contar com uma assessoria especializada, que cuidará de toda a papelada para você.

Os assessores se responsabilizam não só pela busca das melhores condições de financiamento, mas também pela parte burocrática que envolve a emissão das certidões e registros necessários para comprar imóvel com segurança. O resultado? Você de casa nova muito mais rápido que imagina, sem prejuízo e livre de riscos!

Gostou do conteúdo? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais dicas como as deste post!